top of page
Foto do escritorCarlos Frederico de Almeida Rodrigues

ARMAS DE FOGO E SAÚDE PÚBLICA.

Atualizado: 9 de abr. de 2023





Os dados que mostram explosão no número de ataques a escolas no Brasil.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/ckryl4epnpeo



THE INTERCEPT BRASIL | ARMAS DO CRIME ESTÃO MAIS POTENTES E MODERNAS GRAÇAS A MEDIDAS DO GOVERNO BOLSONARO, MOSTRA ANÁLISE


https://soudapaz.org/noticias/the-intercept-brasil-armas-do-crime-estao-mais-potentes-e-modernas-gracas-a-medidas-do-governo-bolsonaro-mostra-analise/


Armas matam mulheres - ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

https://www.abrasco.org.br/site/noticias/opiniao/armas-matam-mulheres/39545/


Entenda: como Canadá, Austrália e Reino Unido mudaram as leis após assassinatos em massa

Novo massacre no Texas aumenta pressão para controle de armas nos EUA, onde mais de 200 trocas de tiros já foram relatadas este ano


https://oglobo.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2022/05/entenda-como-canada-australia-e-reino-unido-mudaram-as-leis-apos-assassinatos-em-massa.ghtml


1 - Armas de fogo e Saúde Pública - Um problema importante que merece mais atenção.



Segundo a OMS, estima-se que - fora de uma situação de guerra - várias centenas de milhares de pessoas são mortas por armas de fogo a cada ano.


Lesões por arma de fogo se tornaram um verdadeiro problema de saúde pública que deve ser tratado por uma série de razões:


- elevado índice de mortalidade e morbidade;

- é um problema vulnerável contra o qual podemos agir e para o qual existem soluções eficazes;

- este é um problema que acarreta custos elevados para a sociedade.


2 - Um problema importante:


A questão dos ferimentos por arma de fogo, no momento tentando ser estimuladas por política governamental, não se beneficia de um amplo conhecimento ou mesmo de um monitoramento sistemático. No entanto, os números disponíveis para nós são esmagadores.


A - 70% dos homicídios homicídios país.

B - O último ano com dados consolidados foi 2018, quando disparos de revólver foram a causa de 41.179 óbitos, 73% do total de homicídios daquele ano (55.914). (1)

C - Em média, 90% dos suicídios com armas de fogo são cometidos por homens. A faixa etária mais afetada é a de 20 a 39 anos.



3 - Um problema vulnerável


Um problema é considerado vulnerável quando há maneiras de resolvê-lo.

Em relação aos ferimentos por arma de fogo, existem soluções eficazes para evitá-los, incluindo a redução da presença de arma de fogo em casa, limitando o acesso à arma.


4 - Limite o acesso à arma


Impedir que os indivíduos obtenham uma arma de fogo reduz o número de ferimentos por arma de fogo. Na verdade, é em países com a legislação mais rígida sobre armas de fogo que a taxa de ferimentos por arma de fogo é mais baixa (no Reino Unido, por exemplo).


5 - Evite a presença de arma de fogo em casa.


Inúmeros estudos têm mostrado a associação entre a presença de arma de fogo no domicílio e o trauma que ela pode causar. Ter uma arma em casa aumenta o risco de suicídio em cinco vezes e o risco de homicídio em três vezes.

Tanto no Canadá quanto nos Estados Unidos, as áreas com a maior taxa de porte de arma apresentam as maiores taxas de trauma por arma de fogo.

Na verdade, se o dono de uma arma pensa que está se protegendo mantendo-a em casa, ele tem 43 vezes mais probabilidade de usá-la contra alguém de sua família do que contra um agressor!


https://epoca.globo.com/decreto-de-armas-pode-aumentar-suicidios-no-brasil-temem-especialistas-23370882


https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2020/10/4884622-15-anos-apos-referendo-armas-sao-responsaveis-por-70--dos-homicidios-no-pais.html


https://educationsante.be/la-prevention-des-traumatismes-par-arme-a-feu/

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page